Quem já postou uma foto de comida, café ou restaurante?
Um hábito muito comum para quem usa rede social é publicar sua rotina e mostrar onde está, prestigiar um restaurante para ajudar na divulgação ou simplesmente postar porque já é um hábito mesmo.
Só que quando esse marketing é feito pelo restaurante, cafeteria, bar, padaria, sendo divulgados além dos produtos, os clientes devemos ter maior cuidado, com os dados pessoais, porque os estabelecimentos podem tratar dados pessoais com base no legítimo interesse, para promover suas atividades.
Mas e quando a própria pessoa divulga que está no restaurante, com a família toda, inclusive crianças e idosos, qual a responsabilidade do restaurante com a proteção dos dados deles?
Nesse caso, o cliente está consentindo que o estabelecimento use a imagem dela, de forma comercial, na rede social, não podendo o cliente reclamar prejuízo à sua imagem, futuramente.
O exemplo mais comum é quando o estabelecimento “reposta” a foto que o cliente marcou.
Uma outra situação que exige cuidado é se o estabelecimento vende on-line. Saiba quais dados coleta, colete somente o necessário, informe o que fará com os dados pessoais, onde ficarão armazenados, se vai compartilhar com delivery, saber se ele tem meios de proteger os dados dos seus clientes.
Manda essa informação para quem tem restaurante, padaria, bar, cafeteria e quem vende on-line, porque oferecer proteção de dados para o seu cliente pode ser um grande diferencial.
E hoje, quem já publicou uma foto de comida, digita eu!