Com a migração dos cursos para o ambiente virtual, inúmeras aulas estão sendo disponibilizadas nesse formato, de forma gratuita, bastando realizar um cadastro para receber o link de acesso.
Ocorre que, nessa modalidade de captação de “leads” que são os interessados naquele conteúdo e que depois poderão se tornar clientes e adquirir o curso completo, devem se atentar também para a proteção de dados dos seus futuros clientes.
Para proteger os dados pessoais, conforme determina a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, é necessário informar:
1 – qual a finalidade da coleta daquele dado pessoal,
2 – definir quais os dados pessoais são necessários para oferecer o produto e que não sejam excessivos,
3 – informar se haverá compartilhamento de dados pessoais com outras empresas parceiras,
4 – adotar medidas para impedir que ocorra um dano em decorrência da coleta de dados;
A LGPD determina outras obrigações que são determinadas, de acordo com o segmento da sua empresa, uma vez que regulação específica de cada setor já pode ter uma determinação sobre o assunto.
E se a sede da empresa que criou a “landing page” está no exterior, ainda assim ela estará sujeita a cumprir a LGPD, porque está coletando dados pessoais em território nacional.
Portanto, inclua essas informações na sua captação de “leads” e se torne uma empresa que se preocupa com os dados pessoais dos seus clientes.
Se quiser saber mais sobre LGPD e marketing, entre em contato.