You are currently viewing <strong>O que podemos aprender com o vazamento de dados da British Airways?</strong>

O que podemos aprender com o vazamento de dados da British Airways?

Em 2018, a companhia aérea British Airways divulgou que sofreu uma violação no seu sistema de segurança, por não ter instalado um dispositivo de segurança já disponível pelo software da Microsoft.

Os dados pessoais de clientes e funcionários comprometidos foram nome, endereço, número de cartões de crédito com o código de segurança.

Após o procedimento administrativo, em 2020, a companhia aérea foi multada em £ 20 milhões, aproximadamente R$ 142 milhões.

Estima-se que 420 mil pessoas tiveram seus dados pessoais comprometidos.

No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) determina que as empresas devem adotar medidas de segurança, técnicas e administrativas aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito.

A não adoção dessas medidas, que violem os direitos dos clientes, poderá implicar em responsabilidade na reparação de danos causados pelo vazamento de dados pessoais.

Mesmo que você não seja uma companhia aére, você tem responsabilidade com os dados pessoais dos seus clientes, iniciando os cuidados com a utilização de softwares oficiais e manterem atualizados, com backup programados para serem feitos diariamente, identificar quais dados pessoais são coletados e como são armazenados, de forma que os clientes possam acessar os seus dados de forma facilitada e exercer todos os direitos previstos na LGPD.

Se você quer conhecer mais um pouco da LGPD e a forma de adequar a sua empresa, para não correr risco com vazamento de dados dos seus clientes e ter que responder a um processo administrativo ou judicial, mande um e-mail ou acesse o nosso chatbox, nossa equipe está pronta para te ajudar.

Deixe um comentário